Energia Solar e Sustentabilidade

Por Portal Solar

Energia Solar e Sustentabilidade

O planeta está em constante desenvolvimento, por isso, é muito importante destacar a energia solar e a sustentabilidade para que a manutenção dos recursos naturais seja feita de forma consciente.

Desta forma, apesar da energia solar ser uma fonte renovável, o meio ambiente ainda sofre riscos de poluição e desmatamento através de outras fontes. Portanto, torna-se fundamental engajar a utilização de energia solar e a sustentabilidade para a prevenção de danos à natureza. Então, vamos descobrir algumas formas de contribuirmos para isso?

Por que a energia solar é sustentável?
A energia solar é sustentável porque sua matéria prima é originada da natureza, ou seja, a captação de energia elétrica é feita pela luz do sol. Desta forma, os recursos naturais podem ser usados de forma abundante e renovável, não afetando o meio ambiente.
Ainda assim, pode-se contar com a energia solar para a utilização em diversas ações como o aquecimento de água para o consumo, eletricidade em tomadas e aparelhos eletrônicos, por exemplo. Portanto, sua eficiência permite que a geração de energia elétrica seja feita de modo consciente e econômico, não só do ponto de vista financeiro como também ambiental. 

Energia Renovável e Limpa 
Também conhecida como energia limpa, a energia solar permite a produção de energia elétrica através de um recurso renovável, a luz solar. Por isso, ao contrário dos combustíveis fósseis, ela não emite gases poluentes como: óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2), que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
Além de poluírem o planeta, esses gases também são responsáveis pelo aquecimento global e comprometem o acesso das gerações futuras às fontes de energia.

Impactos Ambientais e Benefícios da energia solar solar para a preservação do Meio ambiente
Em todo o mundo é possível preservar o meio ambiente através da energia solar, uma vez que a retenção de rios, os desmatamentos e os acidentes com barragens não estão em sua lista. Por isso, a utilização de recursos limpos e renováveis é de extrema importância para a manutenção sustentável do planeta em que vivemos.
Ou seja, o impacto ambiental da energia solar é totalmente benéfico à natureza, já que ele fornece energia de um recurso natural (sol) para a conversão em eletricidade. Desta maneira, o consumidor pode estabelecer uma geração de energia elétrica em seu imóvel sem que isso comprometa o meio ambiente.
Ainda assim, é válido destacar que a energia elétrica mais utilizada nos dias atuais ainda é a não renovável. Sendo assim, é possível que seus recursos se esgotem e gerem graves danos ambientais.

Selos e Certificações sustentáveis
Pensando nos impactos ambientais em longo prazo, é válido destacar a importância da sustentabilidade e da energia solar. Por isso, existem selos e certificações sustentáveis que ajudam os consumidores e proprietários de empresas a se beneficiarem, agregando valor sustentável à marca.
Além disso, marcas que fazem uso da energia solar como forma de preservação do meio ambiente também recebem selos que agregam engajamento social, obtenção de recursos financeiros e diferencial competitivo:
Processo AQUA
O Processo AQUA-HQE é uma certificação internacional da construção sustentável desenvolvido a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale) e aplicado no Brasil exclusivamente pela Fundação Vanzolini.
Desde seu lançamento, em 2008, o Processo AQUA-HQE propõe um novo olhar para a sustentabilidade nas construções brasileiras; seus referenciais técnicos foram desenvolvidos considerando a cultura, o clima, as normas técnicas e a regulamentação presentes no Brasil, mas buscando sempre uma melhoria contínua de seus desempenhos.
(Fonte: Fundação Vanzolini)

Certificação BREEAM
BREEAM – Building Research Establishment Environmental Assessment Method.
BREEAM é um processo sistemático que visa avaliar o desempenho ambiental de um empreendimento imobiliário.
Desenvolvido em 1990 e atualizado regularmente elevando os seus requisitos, avalia edifícios com base em critérios relacionados ao bem-estar ambiental atribuindo-lhes uma pontuação. Os resultados finais de avaliação variam entre aprovado, bom, muito bom, ótimo e excelente. 
BREEAM analisa durante as fases de concepção e construção até 10 aspectos do impacto ambiental da construção: Gestão da construção,  consumo de energia, água, contaminação, materiais, saúde e bem estar, transporte, gestão de resíduos, ecologia e inovação.
(Fonte Bureau Veritas)

Certificação DGNB
Sistema de certificação alemão desenvolvido pelo – German Sustainable Building Council- Conselho de Construção Sustentável da Alemanha
O objetivo do DGNB internacional é estabelecer um padrão de qualidade único, baseado em valores comuns desenvolvidos por todos os parceiros da rede, respeitando as variações do sistema, adaptado localmente e testado de forma prática. Esse padrão de qualidade visa possibilitar comparações diretas entre os edifícios certificados em diferentes países, estimulando gradativamente a adoção dos edifícios sustentáveis.

Certificação LEED
LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países, e possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, da obra e a operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações.
(Fonte Green Building Council Brasil)
Procel Edifica
O Selo Procel Edificações, estabelecido em novembro de 2014, é um instrumento de adesão voluntária que tem por objetivo principal identificar as edificações que apresentem as melhores classificações de eficiência energética em uma dada categoria, motivando o mercado consumidor a adquirir e utilizar imóveis mais eficientes.
(Fonte: Procel)

Selo Casa Azul
O Selo Casa Azul é uma classificação socioambiental dos projetos habitacionais financiados pela Caixa. É a forma que o banco encontrou de promover o uso racional de recursos naturais nas construções e a melhoria da qualidade da habitação. A principal missão do selo é reconhecer projetos que adotam soluções eficientes na construção, uso, ocupação e manutenção dos edifícios.
São 53 critérios de avaliação, divididos em 6 categorias: qualidade urbana, projeto e conforto, eficiência energética, conservação de recursos materiais, gestão da água e práticas sociais.
Benefícios para as incorporadoras imobiliárias: taxas de juros diferenciadas para os empreendimentos certificados.
(Fonte: Caixa Econômica Federal)

Selo Solar
O Selo Solar é concedido para as empresas, ou instituições públicas e privadas, que consumirem um valor mínimo anual de eletricidade solar, variando conforme a quantidade total de energia consumida.


Fonte:https://www.portalsolar.com.br/energia-solar-e-sustentabilidade

 

Comentários